terça-feira, 23 de novembro de 2010

Octavio Cardoso abre exposição em Castanhal


O fotógrafo Octavio Cardoso abre nesta terça-feira, dia 23, a exposição
“Lugares Imaginários”, na Fundação Cultural de Castanhal. A exposição é resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2009, do Instituto de Artes do Pará (IAP), e foi apresentada em Belém no final do ano passado, durante o Circuito das Artes.

Nesta exposição, Octavio Cardoso mostra ao público sua primeira experiência com a produção em cores e formato digital. Ele viajou para as regiões de Santarém, Marabá e Ilha do Marajó em busca de cenas pouco comuns no dia-a-dia. Octavio, que tem seu próprio estúdio e desenvolve trabalhos de documentação, publicidade e fotojornalismo, diz que é preciso escapar da rotina de vez em quando, para dar asas à sua produção mais autoral.

“Preciso estar desligado da rotina para a criação de meu trabalho autoral. Por isso sempre fotografava durante as viagens de final de semana ou de trabalho. Com a bolsa de pesquisa, pude viajar para três lugares distintos, que escolhi justamente por ter o mínimo de relação com a realidade mais objetiva”, explica.

Para registrar cenas dos rios Tapajós e Arapiuns, do parque estadual Serra das Andorinhas e de Salvaterra, o fotógrafo procurou explorar recursos oferecidos pelas câmeras digitais, como a distorção de cor e filtros. “Trata-se de um ensaio fotográfico que pretende, a partir da experimentação e manipulação dos recursos digitais que as novas câmeras digitais oferecem, construir pequenos refúgios, lugares de abrigo, espaços que me permitam encontrar um certo equilíbrio que me é negado pelo mundo real”, afirma.

Para Octavio, criar a partir da Bolsa do IAP não representou nenhuma dificuldade. “Quando se tem uma linha de trabalho, um estímulo, tudo fica mais fácil. Descobrir o caminho que se quer seguir é fundamental”.

TRAJETÓRIA
Octavio Cardoso é formado em Engenharia Civil pela UFPA e começou a fotografar em 1984 na Fotoativa, instituição da qual foi presidente de 2000 a 2007. Participou de diversas exposições coletivas locais e nacionais. Possui obras em vários acervos, como MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Centro Cultural Brasil Estados Unidos e MHEP – Museu do Estado do Pará.

SERVIÇO
Exposição “Lugares Imaginários”, de Octavio Cardoso. Abertura nesta terça-feira, dia 23, às 19h30, na Fundação Cultural de Castanhal/ Casa da Cultura (Rua Senador Lemos, 749, Centro, Castanhal). Visitação até dia 20 de dezembro, de segunda a sexta, de 8h às 20h, e aos sábados, de 8h às 12h. Informações: 3711-7137.