quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

IAP abre Circuito das Artes nesta quinta-feira, dia 9



O Instituto de Artes do Pará (IAP) abre nesta quinta-feira, dia 9, o Circuito das Artes, mostra com o resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010. O programa de bolsas é a principal ação do IAP e possibilita a artistas paraenses a realização de projetos tendo como base a experimentação, a produção e o aperfeiçoamento em diversas linguagens artísticas, como dança, teatro, música, fotografia, artes plásticas e audiovisuais. Além da apresentação dos produtos finais, o IAP mostra ao público os caminhos percorridos pelos artistas para alcançá-los. Todos os projetos contemplados são selecionados pelo Conselho Diretor do IAP, via edital publicado no início do ano.

O Circuito das Artes será aberto com o show "Microtoniza-te", do músico Leonardo Venturieri, resultado do projeto “Symphonia Globulifera: Microtonalismo e Timbres Florestais”. Leonardo explica que seu objetivo foi, a partir do estudo do microtonalismo, presente na música oriental, preparar e construir instrumentos que pudessem dar conta desta sonoridade.
Além de preparar violões microtonalizados, o músico criou e construiu rabeca, baixo e violoncelo utilizando bambu e cabaça. A partir daí, compôs seis músicas, em parceria com o músico André Macleuri, utilizando estes instrumentos.

“O objetivo da pesquisa foi acrescentar novos elementos ao conceito de música amazônica, utilizando uma sonoridade que remete ao mítico, ao misterioso”, diz Leonardo. A pesquisa tomou por base o trabalho do compositor suíço-brasileiro Walter Smetack, que inventou os violões microtonais. Leonardo Venturieri desenvolve pesquisas sobre a criação de instrumentos há cerca de três anos. Primeiro produziu flautas, e em seguida, instrumentos de corda.

Para o artista, o programa de bolsas de IAP tem sido fundamental para o fomento de discussões e a materialização de projetos que de outra forma não sairiam do papel. “Com a bolsa, o artista tem condições de se dedicar à criação e experimentação de novas propostas dentro das linguagens artísticas”, reitera. Leonardo já havia sido contemplado anteriormente com a bolsa. Em 2007 ele realizou o projeto “A Imagem da Música”.

VISUAIS
O Circuito das Artes também apresenta hoje dois resultados de bolsas ligadas às artes visuais. Elaine Arruda abre a exposição de gravuras “Elucubrações” e Ruma mostra ao público as obras do projeto “Recortes”. As exposições serão abertas às 19h, na Galeria da Associação Fotoativa.

Em “Elucubrações”, Elaine toma como referência inicial para a construção de sua poética a grandiosidade da paisagem onde vive para produzir uma série de gravuras de grandes dimensões. A artista lança mão de extensas placas de zinco como suporte para a gravação de imagens. “Não há um compromisso com uma representação formal, porém, ao contemplá-las, seja pela dimensão, seja pelo ritmo e movimento das incisões efetuadas pela artista na matriz, sejam pela profusão de texturas, luzes e sombras, somos como que projetados para um campo sinestésico onde a intensidade das relações entre homem e ambiência se evidencia”, explica Alexandre Sequeira, que assina a curadoria das duas exposições.

O projeto de Ruma teve como proposta desenvolver objetos de riqueza plástica a partir do reaproveitamento de sobras de peças de marcenarias, serrarias e mobiliários descartados, explorando a riqueza visual desses materiais aos quais foram incorporados grafismos encontrados na construção náutica regional e arredores ribeirinhos, que ganharam novas feições pela intervenção do artista.

SERVIÇO
Circuito das Artes, com resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010 do Instituto de Artes do Pará (IAP).
Nesta quinta-feira, dia 9, às 18h30, no IAP (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré), show "Microtoniza-te", do músico Leonardo Venturieri. Entrada franca. Às 19h, abertura das exposições “Elucubrações”, de Elaine Arruda, e “Recortes”, de Ruma, na Galeria da Associação Fotoativa (Praça das Mercês, 19, Comércio). Visitação até 14 de janeiro de 2011, de segunda a sexta, de 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 13h. Informações: 4006-2916/ 2911.


Nenhum comentário: