quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Circuito das Artes reúne dez atrações nesta quinta-feira, dia 16


Artes visuais, música, teatro e dança se encontram no Circuito das Artes desta quinta-feira, dia 16. A programação apresenta ao público o resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010 do Instituto de Artes do Pará (IAP). O programa de bolsas é a principal ação do IAP e possibilita a artistas paraenses a realização de projetos durante um ano, tendo como base a experimentação, a produção e o aperfeiçoamento em diversas linguagens artísticas. Os projetos são selecionados pelo Conselho Diretor do IAP, via edital, publicado no início do ano. O evento começa às 18h, na sede do instituto, que fica em Nazaré, ao lado da Basílica. A entrada é franca.

A programação comemora ainda os dez anos do IAP. Para o presidente do instituto, Jaime Bibas, a data é representativa. “Estamos celebrando a primeira década de um instituto criado para trabalhar a qualificação do artista, a excelência do discurso artístico. Nesse período, o IAP se firmou como um órgão que tem essa especificidade, mantendo programas como os editais de bolsas e publicação de livros, além de outras atividades continuadas”, afirma.

O Circuito das Artes desta quinta-feira reúne dez atrações, com uma pequena mostra dos projetos contemplados em 2010. A primeira atração será o espetáculo “Os Trágicos da Cidade”, de Lu Maués. O espetáculo foi criado a partir de uma investigação sobre a cena teatral de rua em Belém, por meio das vivências artísticas dos atores da Entreatos Companhia de Arte, Emerson de Souza, Jhonny Russel, Milton Aires e Lu Maués.

Além de Lu Maués, se apresenta o músico Leonardo Venturieri, com "Microtoniza-te", resultado do projeto “Symphonia Globulifera: Microtonalismo e Timbres Florestais”. O objetivo da pesquisa foi, a partir do estudo do microtonalismo, presente na música oriental, preparar e construir instrumentos que pudessem dar conta desta sonoridade. Além de preparar violões microtonalizados, o músico criou e construiu rabeca, baixo e violoncelo utilizando bambu e cabaça. A partir daí, compôs seis músicas, em parceria com André Macleuri, utilizando estes instrumentos.


Outra atração será a apresentação do projeto “Máscara, uma linguagem popular”, de Marcelo Siqueira, que enfatizou a figura do mascarado Pierrô, presente no Boi de Máscaras de São Caetano de Odivelas, e trabalhou técnicas para preparar o corpo do ator para a utilização/manipulação da máscara. As experimentações foram realizadas no Bosque Rodrigues Alves e numa sala de ensaio, construindo cenas com as máscaras do pierrô, larvária e psicológica, que deram formato a um espetáculo lírico e divertido, baseado na linguagem universal do teatro: o gesto.

Às 18h30 entra em cena o músico Fábio Cavalcante, com o projeto “Músicas de Domínio Público do Folclore Santareno”, que possibilitou o mapeamento e o registro em partituras de músicas tradicionais de Santarém e a criação de arranjos baseados nessas músicas para serem tocadas pela Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho.


Por meio de entrevistas, foram coletadas 46 músicas do folclore santareno, pertencentes a diversas manifestações: cordões de pássaros, bois, cantigas de roda, de ninar, pastorinhas, etc. Entre os entrevistados estão o grupo Nossas Lembranças, do bairro do Santarenzinho, quarteto de pau e corda que tem no repertório músicas do folclore local; e o compositor Chico Malta, mestre griô da vila de Alter-do-Chão. Todas as músicas foram gravadas e transcritas em partituras e estão reunidas num único volume.

A programação segue com a apresentação da videodança “Sincronicidade”, de Marina Mota; que partiu da observação do movimento das pessoas, também chamado de “corpo cotidiano”, nas praças da República, Batista Campos e do Carmo; o espetáculo “Serpentinas e Poesia”, de Ana Flávia Mendes, baseado na obra carnavalesca de Paes Loureiro, com a Companhia Moderno de Dança e o Grupo de Dança Moderno em Cena; e a videodança e performance “Curimbó”, de Danilo Bracchi, que registrou improvisações estimuladas por movimentos percussivos do curimbó.

VISUAIS
Além das apresentações de artes cênicas e musicais, o Circuito das Artes desta quinta-feira traz ao público os resultados dos projetos “As Ondas: Um encontro de escorrego entre a arte e o surf”, de Danielle Fonseca; e “Eclipse”, de Laércio Esteves, no auditório do IAP.

Danielle Fonseca produziu um vídeo onde propõe discutir a relação entre arte contemporânea, filosofia e o surf, baseado em textos de Gilles Deleuze e Daniel Lins. O filme é dividido em dois momentos: imagens feitas em Mosqueiro e Salinas com um roteiro baseado no poético, e depoimentos e reflexões.

Laércio Esteves produziu um vídeo de animação em stop-motion que usa a metalinguagem para provocar uma reflexão sobre a evolução da fotografia. A animação é livremente inspirada na história do cientista árabe Alhazen (Abu Ali al-Hasan Ibn Al-Haitham), responsável pela construção da primeira câmara escura. O público poderá observar ainda estandartes produzidos por Mestre Nato como resultado do projeto “Sagrado Sincretismo”.

SERVIÇO
Circuito das Artes, com resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010 do Instituto de Artes do Pará (IAP). Nesta quinta-feira, 16, a partir das 18h, com dez atrações, na sede do instituto (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré). Todas as apresentações têm entrada franca. Confira a programação completa no blog do IAP (http://blogdoiap. blogspot.com). Informações: 4006-2945.

Nenhum comentário: