sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cineclube do IAP dá continuidade à série “Decálogo”


O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), prossegue com a exibição dos episódios de “Decálogo”, do cineasta polonês Kryztof Kieslowski. Nesta segunda-feira, dia 6, serão exibidos os episódios 5 e 6: “Não Matar” e “Amar o Próximo como a Ti Mesmo”. A sessão começa às 19h, com entrada franca. Após a exibição, haverá um bate-papo com o crítico de cinema Marco Antônio Moreira.

No Decálogo 5, “Não Matar”, um crime ocorrido em Varsóvia une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira. Este episódio deu origem, posteriormente, ao longa “Não Matarás”.

No Decálogo 6, “Amar o Próximo como a Ti Mesmo”, um jovem tímido declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema liberdade uma possível relação entre eles. Foi posteriormente transformado no longa “Não Amarás”.

A minissérie “Decálogo” foi produzida em 1988 para televisão. Dividida em dez episódios, mostra a permanência das questões morais explicitadas nos Dez Mandamentos e a ausência de mistério (no sentido bíblico do termo) da sociedade contemporânea. Vale lembrar ainda que a Polônia, país intensamente católico, vivia sob o jugo do regime comunista no momento da realização da obra.

“Decálogo” foi consagrado no 46º Festival de Veneza. Anos depois, o diretor realizaria outra obra-prima: a Trilogia das Cores (A Liberdade é Azul/A Igualdade é Branca/A Fraternidade é Vermelha). Krzysztof Kieslowski morreu em 1996, no auge da carreira, vítima de um ataque cardíaco. A exibição dos episódios de “Decálogo” continua no próximo dia 13.

SERVIÇO: Exibição de “Decálogo” (episódios 5 e 6), de Krzysztof Kieslowski. Nesta segunda-feira, 6, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP). Entrada franca. O IAP fica na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré. Após a exibição, haverá um bate-papo com Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), parceira da programação. Informações: 4006-2947.

Nenhum comentário: